Praça São Francisco
Projeto original Burle Marx 1985. Adaptação e implantação Rosi Hallak 2002

São João del Rei

Paisagismo

O projeto de revitalização da Praça previa pouca intervenção paisagística, de autoria original de Roberto Burle Marx,de 1985,mas ate 1998,passados 13 anos, não tinha sido executado .

O escritório de renomado paisagista doou este projeto quando do falecimento de  Tancredo Neves no entanto,onde esta sepultado este filho da cidade,e local já possuía grande expressão da cidade mineira colonial São João del Rei.Uma igreja de 1745, que concentra forte expressão artística barroca mineira.

As interferências que aconteceram no transcorrer dos anos desvalorizavam a simplicidade das formas liricas do desenho inicial do adro (não conseguimos registro sobre  o autor) e competiam ou ofuscavam  a monumental igreja.

As especies não se complementavam e muitas cresciam avançando limites dos calcadas e poluíam visualmente, transparecendo as atitudes e iniciativas individuais de moradores e transeuntes e das diversas administrações municipais.

O projeto do escritório de Burle Max nos auxiliou no comando de recuperar o desenho executado por eles, e nos deu total aporte na varias adequações exigidas circunstanciais.

O calcamento dos passeios foi trocado por paralalepideos,como o arruamento lateral urbano ,por  pedras locais ,o que disfarçou bastante as emendas e correções das calcadas, fato que revelava o descuido e o péssimo estado de conservação.

A pracinha anexa ao largo,de formato triangular,ganhou novo design harmônico ao desenho da grande praça, com bancos confortáveis e arvores que sombreiam este local de comtemplaçao do monumento.

Alem disso, a rua secundaria, com o calcamento original da cidade,teve o trafego de veículos interditado,conectando imoveis ao espaço urbano e criando um local de encontro e turístico para a cidade.

Lixeiras e bancos foram desenhados exclusivamente , sendo utilizadas as matérias primas da empresa patrocinadora de toda a revitalização, sendo assim,utilizamos o alumínio como trancado, e a mão de obra local foi  incorporada na fabricação destes equipamentos urbanos.

A cidade ganhou um espaço,e ate hoje e super utilizado e valorizado,ampliando a área de convívio social e comunitário, onde a iniciativa privada demostrou que os cidadãos se preocupam e orgulham do espaço urbano,o que lhes trouxe qualidade,beleza e uso continuo .  

Compartilhar

Acesse nosso formulário de contato e preencha suas informações de contato e detalhes sobre seu projeto, nossa equipe está esperando por você!